Contribuição Negocial

Analisando o gráfico

O que é a Convenção Coletiva de trabalho?

A Convenção Coletiva de Trabalho, ou CCT, é um ato jurídico realizado entre sindicatos patronal e dos trabalhadores. Ela tem como propósito estabelecer regras nas relações de trabalho das respectivas categorias. O cumprimento da convenção coletiva de trabalho é obrigatório e funciona como uma deliberação daquela classe sindicalizada. Elas são realizadas anualmente e não podem ultrapassar o período de dois anos entre uma e outra.

A importância da Contribuição Negocial

A contribuição negocial patronal é fixada na Convenção Coletiva de Trabalho e sua cobrança é prerrogativa do sindicato, de caráter obrigatório (art. 513 da CLT) e se aplica à toda categoria representada, independentemente de filiação à entidade. O valor arrecadado é destinado a serviços prestados pelos sindicatos ao setor, especialmente para a celebração de convenções ou acordos coletivos de trabalho, participação em processos de dissídio coletivo, dúvidas trabalhistas e etc. É também através desta arrecadação que o sindicato pode trazer diversos benefícios para as empresas do setor, tais como: Representação Política e Institucional; Assessoria Jurídica Trabalhista (consultiva); Cursos, treinamentos, aperfeiçoamento e reciclagem específicos para o setor; Palestras, seminários e workshops específicos para o setor.

Design sem nome - 2021-10-11T164905.961.png

Razões para sua empresa contribuir

1)     O Sindicato representa o setor perante o governo;
2)    O Sindicato lidera as negociações coletivas;
3)    O Sindicato é fonte de primeira informação;
4)    O Sindicato oferece serviços para tornar a sua empresa mais competitiva;
5)    O Sindicato promove a integração e a troca de experiências entre empresários.